Nossa escola esta com os finais de semana bem movimentado ,graças as atividades diferenciadas e ao carisma de professores , voluntários do Projeto Comunitário da PUC e voluntários.
As crianças e adolescentes aproveitam seu tempo livre ( como diriam ócio)então vamos pensar no tempo livre:Iniciemos pela definição de Aurélio, o ócio é tido como “descanso de trabalho, folga”, ou ainda como “lazer, viagem”; já o dicionário do MEC (de 1976) afirma que o ócio é “o vício de gastar o tempo inutilmente” (!). Quanto a definição dos filólogos, o ócio se coloca como o oposto ao trabalho; aliás, nesse sentido, o negócio se mostra como a negação do ócio (neg-ócio).
Quanto a definição vemos muitas divergencias ,porem a realidade é que.... direito ao ócio nós temos; lógico que o ócio deve ser aproveitado, trata-se do ócio produtivo.
Esta é uma das razões do Programa Comunidade Escola existir ,pois aproveitar o tempo de forma útil e agradavel é uma das prioridades (e por “ócio” podemos entender a criação de condições para que o povo possa dedicar-se às pesquisas,a formação;acesso as informações e tecnologias,e em especial o brincar em espaço e com materiais adequados).
Para Cuenca (1995), a educação do ócio e para o ócio deve ser conceptualizada como a educação do lúdico, do ecológico, do criativo, do festivo e da solidariedade.No programa podemos dentro dos eixos:saúde, cultura, geração de renda, educação e cidadania, esporte e lazer;oferecer aos participantes a oportunidade de fazer uso desse tempo com total liberdade e de maneira criativa, dependendo de sua consciência de valor sobre seu tempo.
Então vamos aproveitar nosso tempo!!!
Venha ao Comunidade Escola.
Simoni Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário